A drenagem linfática é uma massagem que tem como objetivo drenar líquidos do corpo, dessa forma promove a eliminação de toxinas e qualquer outro resíduo metabólico presente em nosso organismo.
O nosso corpo é uma máquina que funciona perfeitamente e é capaz de se recuperar de traumas.
Acontece que quando fazemos uma cirurgia, o volume de tecidos que necessitam ser reparados é muito maior do que o habitual, por isso alguns médicos indicam a drenagem linfática como um tratamento complementar, para auxiliar no reparo tecidual.
Porque a drenagem linfática é importante no pré e pós-operatório?
A drenagem linfática é uma aliada importante para procedimentos de pré e pós-operatório devido à sua natureza que possibilita o tratamento de hematomas, fibroses, edemas e equimoses.
Qualquer intervenção cirúrgica é extremamente invasiva e o local fica sensibilizado e traumatizado.
As manobras da drenagem linfática são lentas e suaves, com baixa compressão, por isso além de tratar as condições já citadas, ela também traz conforto ao paciente.
A drenagem linfática também pode atuar para ajudar a formar novos vasos sanguíneos.
Esse procedimento é feito com a associação de cosméticos, que tem fatores de crescimento insulínico e vascular.
Em processos de pré e pós operatório, além de um trabalho intensivo no local da cirurgia, há também a aplicação da massagem em todo o corpo, a fim de trabalhar a circulação linfática de forma geral.
Drenagem linfática no pré-operatório
A drenagem linfática no pré-operatório, tem como objetivo preparar o corpo para o procedimento da cirurgia, que, inevitavelmente, gerará uma lesão profunda.
O processo de circulação linfática acontece naturalmente em nosso corpo e com a drenagem linfática esse processo é potencializado.
A taxa de bombeamento de fluIdo linfático varia de 3 a 8 vezes por minuto, com a drenagem ela dá um salto de cerca de 30 vezes por minuto, o que é bem expressivo e gera um pico em nosso corpo.
A recuperação do paciente que faz um pré-operatório com drenagem linfática tende a ser mais rápida do que outras.
Além disso, a drenagem por si só, com seus movimentos lentos e suaves proporciona relaxamento que ajuda o corpo a se readaptar após a cirurgia.
Drenagem linfática no pós-operatório
Após uma cirurgia, o inchaço é um processo inflamatório normal devido ao trauma.
O processo de drenagem linfática no pós-operatório dá continuidade ao tratamento que foi feito no pré-operatório, que consiste na estimulação do sistema linfático.
Os benefícios são inúmeros: aceleração do tempo de cicatrização, com a formação de uma cicatriz menor, por exemplo.
Inchaço, hematomas, dores e riscos de infecção são todos minimizados.
Além do seu efeito calmante que ajuda o corpo a ter uma recuperação muito mais eficiente.
O número de sessões pode ser indicado pelo médico e isso varia de acordo com a resposta do organismo de cada indivíduo.